terça-feira, 22 de novembro de 2011

Profissão: Engenheira!

Oi Pessoal!

Hoje vou falar sobre um acerto meio às cegas que eu fiz na minha vida que foi escolher ser engenheira... eletricista... eletrônica!

É, quando eu escolhi essa profissão foi um pouco sem uma justificativa, era mais porque eu sempre gostei muito de matemática e física e química e a profissão que mais se aproximava dessas matérias era a engenharia... escolhi a elétrica simplesmente porque era a mais difícil de entrar na federal, e eu gostava da matéria de eletromagnetismo na escola.

Aí os altos e baixos na faculdade vieram... a engenharia é um curso que força você a ser humilde. Vc vem se achando o bam bam bam pq passou na faculdade e o curso te mostra que vc não sabia p.n.... hauahuahuaahuahaua Depois de muita luta concluí o curso e hoje encho a boca pra responder que sou ENGENHEIRA ELETRÔNICA quando me perguntam o que eu faço da vida!

Uma das sensações que eu mais gosto é ver o olhar de surpresa legítima na cara das pessoas quando eu digo o que faço, sobretudo em meios onde ninguém sabe efetivamente o que um engenheiro de controle e automação faz... hauahauhau É muito legal. Vc lá na balada, dançando loucamente (isso nem todo mundo faz, mas eu faço) aí o carinha chega e pergunta:
Carinha - Vc trabalha com o que?
Eu - Vc tem 3 chances de adivinhar o que eu faço.
Carinha - Enfermagem?
Eu - Não.
Carinha - Publicidade?
Eu - Não.
Carinha - Psicologia?
Eu - Não. Sou engenheira. Eletrônica.
Carinha - (...) ô loco (supondo que estamos em SP)... deve ser difícil, meu!
Eu - Nem tanto... (mentira, é difícil pra caramba, masss tem que fingir que domina, ahuahau).

E fora outras regalias que só a mulher engenheira pode ter, como ser levada pra cima e pra baixo por todos os homens quando vai na área industrial, conseguir acesso fácil a áreas que em geral um menino levaria horas pra conseguir, ter um banheiro praticamente só pra vc, ganhar brindes em palestras pq vc é a menina do grupo, etc...

Tem desvantagens? Obvio! O preconceito é uma coisa que a gente enfrenta ainda, mas nada que uma boa bagagem e segurança ao falar sobre seu conhecimento não mudem a opinião. Afinal, contra fatos não há argumentos! E vc dominar um assunto numa sala com 20 homens e só vc de mulher derruba o preconceito de quem quer que seja. E os desafios técnicos dessa profissão são realmente estimulantes!

E ainda bem que hoje você pode manter sua feminilidade e não ser estigmatizada. Antes era preciso parecer um homem pra ser engenheira... aquele veho conceito de engenheira fêmea... hauahuahuah

Depois de um tempo vc passa a ser um "mano" e ouvir todo o tipo de barbaridade que os homens falam sobre outras mulheres e fazer aquela cara de paisagem (o que pode ser bom e ruim, porque aí vc também aprende a entender a mente masculina bem melhor que a maioria).



E esse foi o meu desabafo de hoje --> Profissão: Engenheira com muito orgulho!

Beijo!

3 comentários:

Carol R. disse...

hahahaha adorei super me identifiquei! bjs

Mamadi Coruja disse...

Ai Lola, que orgulho de você!Fico toda "abestada" com seus posts e parece estar ouvindo você falar com seu jeito muito peculiar. Lara já está começando a passar por isso: conheceu um europeu e um americano que ficaram pasmos dela fazer engenharia química( e falou também deve ser muito difícil e sempre se reportava ao curso de Engenharia - eram universitários mas de outra área. Li o post para seu pai também .Bjs e continua escrevendo.

Rasta disse...

Rpz, resolveu despertar de vez da hibernação dos posts, hein?! Não tô acompanhando o ritmo! hahaha

E às vezes ainda rola uma variação do seu diálogo:
Eu: sou engenheira.
carinha: civil?
Eu: eletricista!
carinha: ooooh

kkkkkk Mas a cara de espanto q as pessoas fazem qdo ouvem "engenheira" é mesmo sensacional! E parabéns para nós engenheirAs eletricistas!!!

Bjos Lore!